Pular para o conteúdo principal

TILÁPIAS TEM PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO EM CURSO


Introdução


No Brasil, os programas estão em fase de implantação; para camarões, a iniciativa privada seleciona e utiliza linhagens melhoradas. Ações do poder público, como as do projeto Aquabrasil da Embrapa, em parceria com diversas universidades brasileiras, estabeleceram programas de melhoramento genético das espécies tambaqui (Colossoma macropomun), cachara (Pseudoplatystoma reticulatum), camarão-branco (Litopenaeus vannamei), além do fortalecimento do Programa de Melhoramento Genético de Tilápias do Nilo, implantado na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

As três linhagens de tilápias do Nilo cultivadas no Brasil



Fluxo gênico em programas de melhoramento genético

  • Núcleo de seleção: local de avaliação, controle de acasalamento e seleção dos animais. Multiplicadores: alevinocultores que multiplicam os animais selecionados pelo núcleo. Comercial: produtores de peixes. 
  • Centros de avaliação: locais para avaliação de desempenho, em condições ambientais diferentes ao núcleo de seleção.

Medidas corporais utilizadas no programa de melhoramento genético de tilápias





Resultados expressivos

Após cinco anos de acasalamentos, o programa de melhoramento apresenta resultados expressivos para as características de interesse econômico, como peso à despesca, rendimento de filé e velocidade de crescimento. A avaliação do valor genético médio dos animais de cada geração demonstrou uma elevação da média do ganho de peso diário, e do ganho genético, medido em relação à média do valor observado no teste de desempenho em campo.
O impacto da seleção em características de carcaça é evidente pela evolução do tamanho do corpo do animal, sem alterações nas proporções dos comprimentos da cabeça e da cauda no comprimento total – ou seja, da parte comestível do animal.


A tendência genética para comprimento do corpo do peixe, descontados a cauda e cabeça, é positiva. Isso significa incremento nos valores genéticos para esta característica ao longo das gerações.


Perspectivas

As demandas específicas de mercado e as diferentes condições de produção poderão levar ao desenvolvimento de linhagens melhoradas de tilápias do Nilo – em que a velocidade de ganho de peso esteja associada ao rendimento de corte e qualidade de carne –, à mortalidade,à resistência a doenças e à tolerância a condições adversas de cultivo, e, também, aos aspectos reprodutivos, como a maturidade sexual. Em função do curto ciclo de produção, do rápido crescimento, da precocidade sexual e da facilidade de reprodução em cativeiro, os investimentos em melhoramento genético de tilápias poderão apresentar resultados em curto prazo. Podem gerar informações técnico- -científicas que auxiliarão a tomada de decisões pelos interessados levando a incrementos de produtividade, como aqueles observados nas cadeias produtivas de gado de corte e leite, suínos e aves.


Referências Bibliográficas
CHARO-KALISA, H; KOMEN, H.; RESK, M. A. et al. Heritability estimates and response to selection for growth of Nile tilapia (Oreochromis niloticus) in low-input earthen ponds. Aquaculture 261: 479-486, 2006.
PONZONI, R. W.; HAMZAHB, T. A.; TANA, S. et al. Genetic parameters and response to selection for live weight in the GIFT strain of Nile Tilapia (Oreochromis niloticus) Aquaculture, 246:203-210, 2005.
GODINHO, H. P. Estratégias reprodutivas de peixes aplicadas à aquicultura: bases para o desenvolvimento de tecnologias de produção. Revista Brasileira de Reprodução Animal. 31 (3): 351-360, 2007. 
RIBEIRO, R. P.; LEGAT, A. P. Delineamento de programas de melhoramento genético de espécies aquícolas no Brasil. Teresina: Embrapa Meio- -Norte, 2008. 25p.
SANTOS, A. I. Interação genótipo-ambiente e estimativas de parâmetros genéticos em Tilápias (Oreochromis niloticus), 2009. 85p. Tese (Doutorado em Zootecnia). Programa de Pós-Graduação em Zootecnia/Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2009. 

Comentários